Hat-trick na estreia, artilheira da Copa e engajamento político: conheça Ary Borges

Meia é a primeira brasileira a marcar três gols em estreia de Copa do Mundo

Foto: Reprodução/Instagram Seleção Feminina

A infância

Ariadina Borges nasceu em São Luís do Maranhão e foi criada pela avó, após seus pais deixarem o nordeste em busca de melhor qualidade de vida em São Paulo. Somente aos 10 anos, mudou-se para a capital paulista para morar com sua família.

Foto: Arquivo Pessoal

Primeiro clube

Fez testes no Santos, mas seu primeiro time foi o Centro Olímpico, clube referência em categorias de base, em São Paulo. Treinada pelo técnico Jonas Urias, já se destacava pela inteligência e liderança em campo aos 15 anos de idade.

Foto: Reprodução/Instagram

De volta ao Nordeste

Dois anos depois, assinou com o Sport de Recife a convite de Urias, contratado pelo clube nordestino. No futebol pernambucano, venceu o campeonato estadual em 2017 e 2018.

Foto: Reprodução/Instagram

Campeã tricolor

No ano seguinte, retornou à capital paulista para jogar pelo São Paulo, após reativação da modalidade no clube. Foi capitã e campeã do Brasileiro A2, em 2019.

Foto: Reprodução/Instagram

O auge

Contratada pelo rival Palmeiras em 2020, se consolidou como titular na equipe alviverde. Em 2021, venceu a Copa Paulista. No ano seguinte, conquistou o campeonato estadual e a inédita taça da Libertadores da América.

Foto: Reprodução/Instagram

Oportunidade internacional

Em 2023, a atleta começou sua história no futebol norte-americano, ao ser contratada pelo Racing Louisville, onde disputada a NWSL, uma das principais ligas do mundo. Já entrou em campo em 13 oportunidades e briga por vaga no time titular.

Foto: Reprodução/Instagram

Passos com a amarelinha

Na Seleção Brasileira, a trajetória da meio-campista começou na base, quando atuava pelo Sport, ao disputar a Copa do Mundo Sub-20, em 2018. No mesmo ano, conquistou o Sul-Americano da categoria.

Foto: Reprodução/Instagram

O topo

A primeira convocação para a seleção principal aconteceu em 2020. No ano seguinte, venceu o Torneio Internacional e, em 2022, conquistou a Copa América na Colômbia. Ary disputa sua primeira Copa e utiliza a camisa 17.

Foto: Reprodução/Instagram

Líder fora de campo

Ary costuma se posicionar sobre questões sociais e é uma das referências da nova geração. Ela cobra em público melhorias para a modalidade e não se intimida ao falar sobre causas políticas.

Foto: Gero Rodrigues/O Fotografico/Gazeta Press

Boa de resenha

Liderança também quando se trata da bagunça no vestiário. Inclusive, Ary foi apelidada de "Patolino" pelas suas companheiras na época de Palmeiras.

Foto: Reprocução/Instagram

Copa do Mundo é no Terra

Veja tudo o que rolou na estreia do Brasil no Mundial

Foto: Thaís Magalhães/CBF